A reconstrução danifica as unhas?

Pego o gancho de uma pergunta feita por uma de nossas leitoras da nossa página no Facebook para escrever este post, porque a resposta pode ser de interesse para todos vocês. A leitora, e espero nossa futura cliente, diz ter unhas fracas e que fez alongamento de unhas em porcelana com resultados, para dizer no mínimo, insatisfatórios. Ela diz que, após o tratamento suas unhas ficaram piores que antes.
Então a pergunta, ou melhor, as perguntas: A reconstrução de unhas funciona? Danifica as unhas naturais?

Um exemplo de reconstrução de unhas em gelComo muitas vezes acontece nestes casos, a resposta é: depende.
Depende de como foi feito o tratamento, se a manicure estava adequadamente preparada do ponto de vista profissional e quais os produtos que ela usou.

Acontece que as vezes para economizar se usa produtos comprados na Internet, os quais têm origem e qualidade duvidosas. Claramente que produtos de qualidade têm o seu preço, mas o resultado obtido será sem dúvida melhor. Em nossa esmalteria usamos apenas produtos de alta qualidade e certificados pela Anvisa. Por esta razão, podemos afirmar que, se você usar produtos de qualidade, não há perigo de danificar as unhas naturais, mesmo repetindo o tratamento com regularidade. O único cuidado que recomendamos às nossas clientes, quando possível, de deixar passar 24 horas de quando se remove o gel ou acrílico antes de fazer um novo tratamento de reconstrução de unha.

Outro ponto delicado é como é realizada a reconstrução de unhas. Antes de aplicar o gel ou acrílico é necessário tratar a unha com produtos específicos à base de proteína e queratina, que tem efeito protetor, nutritivo e restaurador.
Este produto cria uma camada protetora fina que impede o contato direto da unha com o gel ou com o acrílico (usado para fazer aquelas que são comumente chamadas de unhas de porcelana) preservendo sua integridade.

Protein Bond da Organic NailsEm nossa esmalteria utilizamos o produto Protein Bond da Organic Nails.
A reconstrução ou alongamento de unhas não melhora nem piora a condição da unha natural. Se recorremos à reconstrução ou alongamento de unhas porque temos unhas fracas, na hora em que removemos o tratamento, teremos que cuidar de nossas unhas com produtos específicos. Uma unha que era fraca antes da reconstrução continuará sendo fraca quando a reconstrução for removida. A reconstrução ou alongamento da unha é um tratamento estético, não é um tratamento médico para unhas fracas.

Cabe à habilidade e preparação da manicure saber como aconselhar e orientar a cliente a usar o produto mais adequado para cada caso.

No caso de unhas muito roídas, nos deparamos com uma onicofagia avançada. Neste caso é necessario uma intervenção específica, a chamada “técnica da ponte”, que permite de ampliar o leito ungueal para ter base suficiente para poder reconstruir as unhas onicofágicas.
Nestes casos, se aconselha a reconstrução das unhas com acrílico porque tem maior aderência e resistência.

A reconstrução de unhas em acrílico requer atenção especial. Intervenções de manutenção devem ser realizadas a cada 2-3 semanas. Se a manutenção for adiada por muito tempo, é possível que as unhas reconstruídas se levantem danificando a unha natural. O acrílico deve ser removido por um técnico profissional, utilizando seu produto específico, não deve ser cortado, pois pode machucar e até tirar pedaços do leito ungueal enfraquecendo-o.

No caso das unhas danificadas ou fracas é mais recomendada a técnica de reconstrução em gel, pois os produtos utilizados são menos agressivos e não irritantam. O gel é espalhado sobre a unha mas não é absorvido pela unha.  Para fortalecer as unhas e não submetê-las à estresse excessivo é recomendado neste caso o uso de uma tip.
Para as unhas fracas o gel é mais adequado porque é mais compacto, mais denso, enquanto o acrílico é mais poroso.

Estas são, obviamente, indicações gerais que não podem substituir uma análise específica da unha por uma manicure especialista que irá avaliar em cada caso a melhor solução.

Venham nos visitar no Shopping Neumarkt em Blumenau para uma avaliação personalizada.

Author: MoreMore Esmalteria

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *