Reconstrução de unhas

O que é a Reconstrução de Unhas?

A Reconstrução de Unhas é uma técnica estética mediante a qual se realiza o alongamento ou cobertura das unhas (blindagem), graças a materiais específicos em gel ou em acrílico. Portanto, este é um tratamento que não deve ser confundido com unhas postiças! A reconstrução é realizada, de fato, sobre as unhas naturais e é amplamente utilizada tanto em casos de unhas danificadas ou roídas (onicofagia), tanto por razões estéticas e de beleza (a Nail Art por exemplo).

Tipos de Reconstrução de Unhas

Reconstruçao de unhas em gelExistem dois tipos principais de reconstrução de unhas: a reconstrução em gel e a reconstrução com acrílico para fazer unhas de porcelana.

A reconstrução de unhas em acrílico (ou resina de acrílico) é a técnica mais antiga, nascida nos Estados Unidos na década de 50, com a qual se fazem as chamadas Unhas de Porcelana.
Com esta técnica o polímero aplicado sobre a unha é formado através de um pó acrílico e um monômero. A secagem acontece ao ar livre.

A reconstrução de unhas em gel, no entanto, é a forma mais recente e rápida, realizada através do uso de determinados tipos de gel com secagem nas lâmpadas de UV.

Unhas de gel

Cabine UV para esmaltes em gelOs géis permitem obter imediatamente grandes resultados. Eles são feitos a partir de polímeros especiais não-tóxicos que se solidificam quando sujeito aos raios UV emitidos pela lâmpada, uma cabine com duas ou quatro lâmpadas com uma abertura para inserir a mão.

O processo de reconstituição é dividido em três fases: preparação da unha, aplicação do gel e secagem sob uma lâmpada de UV para a solidificação do gel.

Durante a fase de preparação, a unha é limpada e lixada na superfície, pois a superfície da unha, sendo muito lisa, se não tratada não permitiria a aplicação do gel.

Em seguida, passa-se a base de gel com um pincel chato de tamanho médio. Antes disso você pode aplicar uma tip, que é apoiada sobre a unha e fixada com o gel, formando assim a estrutura interna da unha reconstruída , mais forte e mais durável do que a unha natural. Depois de ter aplicado e nivelado o gel, tem que inserir o dedo na cabine com as lâmpadas UV por um tempo, uns dois ou três minutos. Após a secagem, é possível proceder com a decoração, deixando muito espaço para a imaginação e criatividade.

Unhas de porcelana

Reconstrução unhas em acrílicoO outro método de reconstrução usa especiais resinas sintéticas para construir as unhas de porcelana. As resinas acrílicas têm uma consistência sólida e são amolecidas pela adição de um líquido polimerizador que transforma o pó acrílico em uma esfera sólida, mas maleável, que se pode aplicar sobre a superfície da unha até cobri-la de maneira uniforme.

A resina acrílica endurece rapidamente e sem o auxílio da cabine UV como no caso da reconstrução em gel e por isso é uma técnica complexa que precisa de uma boa destreza, uma habilidade que só um profissional pode ter. Também com esta técnica é possível usar a tip.

A resina acrílica é aplicada para fixar a tip na superfície da unha natural e para reconstruir a curvatura da unha. Os pós acrílicos estão disponíveis numa série de cores básicas, como branco ou rosa, mas podem ser misturados no momento com pó colorido para criar a tonalidade desejada. Após a reconstrução das unhas em acrílico, procede-se à decoração, que pode ser uma simples esfumatura de cor até desenhos mais complexos, verdadeiras obras de nail art.

Técnicas para a reconstrução de unhas

Reconstrução de unhas em gelEm ambos os tipos de reconstrução, podem-se usar vários métodos para reconstruir a unha, como por exemplo com a tip, ou seja, suportes com a forma pré-definida que são aplicados sobre a unha a ser reconstruída; com moldes milimétricos, que permitem decidir com precisão a forma, a extensão e comprimento das unhas e que são removidos logo após a polimerização; com fibra de vidro (fiberglass) ou fibra de seda usadas geralmente por mulheres que já têm unhas longas e querem só aperfeiçoá-las.

Existem também tratamentos específicos de reconstrução para onicofagias, nos casos em que sobre a unha roída não haja espaço para aplicar a tip ou os medidores (a assim chamada “técnica da ponte”).

A reconstrução de unhas é um processo complexo que exige conhecimentos específicos e a intervenção de um profissional qualificado. Também é importante ter certeza de que só seja utilizado gel de alta qualidade e cabine UV com certificação Inmetro para evitar danos as unhas ou a pele. Por esta razão, o nosso conselho é de consultar um centros especializados, como a Esmalteria More More Blumenau. Em nosso Centro só usamos gel e acrílicos das melhores marcas e cabine UV que cumprem os mais rígidos requisitos de segurança.